"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". (Paulo Freire)
sábado, 22 de setembro de 2012
Contação da história “A Joaninha e a Rosa”
Objetivos
- Contar a história “A Joaninha e a Rosa” e assim estimular o hábito da leitura nas criança.
- Trabalhar com as crianças a importância da amizade para um bom convívio.
- Desenvolver atividades que valorizem a expressão oral de forma a melhorar a comunicação entre os alunos.
Metodologia
1º Momento
Solicitar
que as crianças sentem no chão em uma roda, a professora irá mostrar a capa do
livro “A Joaninha e a Rosa”onde as crianças farão coletivamente a
leitura das imagens. A professora deverá dizer que esta história faz parte de
uma coleção de livros onde os animais vivem muitas aventuras. Com a produção do
livro em E.V.A, contar a história no avental, a cada cena fazer leitura das
imagens com as crianças e instigá-las perguntando: O que será que vai acontecer
agora?
2º Momento
A professora deverá sortear de uma a três criança para fazer o reconto da
história, utilizando o avental de histórias. Assim que o reconto terminar
oportunizar uma reflexão com as crianças sobre a história, com as seguintes
questões:
Quem
aparece na história? Do que a J0oaninha gostava? O que a Joaninha queria que a
D. Rosa fizesse? Quem apareceu e fingiu ser amiga da Joaninha? Por que a aranha
fingiu ser amiga da Joaninha? O que a D. Rosa disse a Joaninha a respeito da
aranha? A aranha conseguiu devorá-la? O que acontece no final da história?
A
estagiária deverá fazer uma fala relacionando a história com a realidade,
ressaltando a importância da confiança
e da amizade e nossas vidas, mas também ressaltar que a maldade
existe e devemos estar sempre atentos, principalmente com as pessoas que não
conhecemos muito bem.
Material que será utilizado
Livro
de história “A joaninha e a rosa”, e.v.a, cola de e.v.a, fita adesiva.
Avental da história "A Joaninha e a Rosa".
Contação da história Maria-vai-com-as-outras
Objetivos
Metodologia
1° Momento
- Contar a história “Maria-vai-com-as-outras” para estimular o gosto pela literatura.
- Desenvolver noções de quantidade relacionando ao número.
- Estimular a autonomia das crianças para fazerem suas próprias escolhas.
Metodologia
1° Momento
As
crianças deverão sentar-se no chão em uma roda, a professora irá mostrar a obra
“Maria-vai-com-as-outras” as crianças deverão visualizar a capa e
fazer a leitura das imagens, a estagiária irá contar que quem escreveu a
história foi a autora Cylvia Orthof. Em seguida com a luva de dedoches contar a
história para as crianças, dramatizando o que ocorre na história.
2° Momento
A professora deverá fazer os seguintes questionamentos: Porque
o título da história é Maria-vai-com-as-outras? Porque a Maria ia sempre com as
outras ovelhas? Para onde a Maria foi com as ovelhas? Quando Maria foi pro pólo
sul o que aconteceu com ela? E no deserto? De onde as ovelhas resolveram pular?
Onde fica o corcovado? O que aconteceu que a Maria deixou de ir junto com as
outras ovelhas? O que a Maria gostava de comer? (a estagiária deverá mostrar as
crianças uma foto do corcovado e explicar onde fica).
3º Momento
Construir
com as crianças a Maria-vai-com-as-outras, a professora deverá entregar o Xerox
do molde da Maria (anexo 21) e a parte de dentro do rolo de papel higiênico, as
crianças deverão pintá-la e colar algodão no corpo da ovelha. Quando as
crianças terminarem de fazer a ovelha, a professora deverá fazer uma fala sobre
a importância de cada um saber fazer as suas escolhas, invés de ficar sempre
copiando o que os outros já fizeram.
4º Momento
A professora deverá utilizar as ovelhas para fazer a associação da quantidade ao
número. Questionar as crianças:
Quantas
ovelhas cada um tem? Depois que as crianças respondem mostrar o número 1. E se
juntarmos duas crianças, quantas ovelhas teremos? Depois que os alunos
responderem mostrar o número 2. Até o número 6. Conforme vai contando a professora vai colocando as crianças em fila uma ao lado da outra. Depois
trocar as crianças de lugar com suas ovelhas para elas perceberem que fica a
mesma quantidade e que um número faz parte do outro.
5° Momento
Organizar
as crianças sentadas no chão em forma de roda, no centro da roda colocar um
papel pardo com o desenho do corcovado como na história, as crianças deverão
pintar com tinta guache o desenho, a professora deverá orientar
as crianças quanto a cor a ser pintado. Depois que a pintura secar, as ovelhas
deverão ser coladas no papel pardo representando assim a história. Montar um
painel e expor no corredor, para a socialização do trabalho produzido, com as
crianças das outras turmas.
Materiais que serão utilizados
Livro
“Maria-vai-com-as-outras”; papel pardo; tinta guache e pincel;lápis de cor;
Xerox do molde de sucata; algodão; lápis de cor; rolinhos de papel
higiênico (parte de dentro), um par de luvas, e.v.a para confeccionar a luva de
dedoches;
Luva de contação de história
Crianças produzindo ...
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES
Objetivo
- Proporcionar a partir da contação de histórias um estímulo ao prazer de ouvir e contar histórias.
- 9 colheres de pau
- Tinta guache
- Pincéis
- Tnt (flanelógrafo)
Metodologia
Contar a historia “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Men Fox, a contação será feita atrás de um flanelógrafo os personagens da história serão confeccionados na colher de pau.
Durante a contação de história utilizar sons para dinamizar a atividade.
Assinar:
Postagens (Atom)