- Contar a história “Maria-vai-com-as-outras” para estimular o gosto pela literatura.
- Desenvolver noções de quantidade relacionando ao número.
- Estimular a autonomia das crianças para fazerem suas próprias escolhas.
Metodologia
1° Momento
As
crianças deverão sentar-se no chão em uma roda, a professora irá mostrar a obra
“Maria-vai-com-as-outras” as crianças deverão visualizar a capa e
fazer a leitura das imagens, a estagiária irá contar que quem escreveu a
história foi a autora Cylvia Orthof. Em seguida com a luva de dedoches contar a
história para as crianças, dramatizando o que ocorre na história.
2° Momento
A professora deverá fazer os seguintes questionamentos: Porque
o título da história é Maria-vai-com-as-outras? Porque a Maria ia sempre com as
outras ovelhas? Para onde a Maria foi com as ovelhas? Quando Maria foi pro pólo
sul o que aconteceu com ela? E no deserto? De onde as ovelhas resolveram pular?
Onde fica o corcovado? O que aconteceu que a Maria deixou de ir junto com as
outras ovelhas? O que a Maria gostava de comer? (a estagiária deverá mostrar as
crianças uma foto do corcovado e explicar onde fica).
3º Momento
Construir
com as crianças a Maria-vai-com-as-outras, a professora deverá entregar o Xerox
do molde da Maria (anexo 21) e a parte de dentro do rolo de papel higiênico, as
crianças deverão pintá-la e colar algodão no corpo da ovelha. Quando as
crianças terminarem de fazer a ovelha, a professora deverá fazer uma fala sobre
a importância de cada um saber fazer as suas escolhas, invés de ficar sempre
copiando o que os outros já fizeram.
4º Momento
A professora deverá utilizar as ovelhas para fazer a associação da quantidade ao
número. Questionar as crianças:
Quantas
ovelhas cada um tem? Depois que as crianças respondem mostrar o número 1. E se
juntarmos duas crianças, quantas ovelhas teremos? Depois que os alunos
responderem mostrar o número 2. Até o número 6. Conforme vai contando a professora vai colocando as crianças em fila uma ao lado da outra. Depois
trocar as crianças de lugar com suas ovelhas para elas perceberem que fica a
mesma quantidade e que um número faz parte do outro.
5° Momento
Organizar
as crianças sentadas no chão em forma de roda, no centro da roda colocar um
papel pardo com o desenho do corcovado como na história, as crianças deverão
pintar com tinta guache o desenho, a professora deverá orientar
as crianças quanto a cor a ser pintado. Depois que a pintura secar, as ovelhas
deverão ser coladas no papel pardo representando assim a história. Montar um
painel e expor no corredor, para a socialização do trabalho produzido, com as
crianças das outras turmas.
Materiais que serão utilizados
Livro
“Maria-vai-com-as-outras”; papel pardo; tinta guache e pincel;lápis de cor;
Xerox do molde de sucata; algodão; lápis de cor; rolinhos de papel
higiênico (parte de dentro), um par de luvas, e.v.a para confeccionar a luva de
dedoches;
Luva de contação de história
Crianças produzindo ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário