sábado, 22 de setembro de 2012

Contação da história Maria-vai-com-as-outras

   Objetivos


  • Contar a história “Maria-vai-com-as-outras” para estimular o gosto pela literatura. 
  • Desenvolver noções de quantidade relacionando ao número. 
  • Estimular a autonomia das crianças para fazerem suas próprias escolhas.      
 Faixa etária: 4 anos.

Metodologia

             1° Momento
          As crianças deverão sentar-se no chão em uma roda, a professora irá mostrar a obra “Maria-vai-com-as-outras” as crianças deverão visualizar a capa e fazer a leitura das imagens, a estagiária irá contar que quem escreveu a história foi a autora Cylvia Orthof. Em seguida com a luva de dedoches contar a história para as crianças, dramatizando o que ocorre na história. 
            2° Momento  
A professora deverá fazer os seguintes questionamentos: Porque o título da história é Maria-vai-com-as-outras? Porque a Maria ia sempre com as outras ovelhas? Para onde a Maria foi com as ovelhas? Quando Maria foi pro pólo sul o que aconteceu com ela? E no deserto? De onde as ovelhas resolveram pular? Onde fica o corcovado? O que aconteceu que a Maria deixou de ir junto com as outras ovelhas? O que a Maria gostava de comer? (a estagiária deverá mostrar as crianças uma foto do corcovado e explicar onde fica). 
3º Momento 
Construir com as crianças a Maria-vai-com-as-outras, a professora deverá entregar o Xerox do molde da Maria (anexo 21) e a parte de dentro do rolo de papel higiênico, as crianças deverão pintá-la e colar algodão no corpo da ovelha. Quando as crianças terminarem de fazer a ovelha, a professora deverá fazer uma fala sobre a importância de cada um saber fazer as suas escolhas, invés de ficar sempre copiando o que os outros já fizeram. 
4º Momento
       A professora deverá utilizar as ovelhas para fazer a associação da quantidade ao número. Questionar as crianças:
Quantas ovelhas cada um tem? Depois que as crianças respondem mostrar o número 1. E se juntarmos duas crianças, quantas ovelhas teremos? Depois que os alunos responderem mostrar o número 2. Até o número 6. Conforme vai contando a professora vai colocando as crianças em fila uma ao lado da outra. Depois trocar as crianças de lugar com suas ovelhas para elas perceberem que fica a mesma quantidade e que um número faz parte do outro.
             5° Momento  
           Organizar as crianças sentadas no chão em forma de roda, no centro da roda colocar um papel pardo com o desenho do corcovado como na história, as crianças deverão pintar com tinta guache o desenho, a professora deverá orientar as crianças quanto a cor a ser pintado. Depois que a pintura secar, as ovelhas deverão ser coladas no papel pardo representando assim a história. Montar um painel e expor no corredor, para a socialização do trabalho produzido, com as crianças das outras turmas. 
Materiais que serão utilizados
Livro “Maria-vai-com-as-outras”; papel pardo; tinta guache e pincel;lápis de cor; Xerox do molde de sucata; algodão; lápis de cor; rolinhos de papel higiênico (parte de dentro), um par de luvas, e.v.a para confeccionar a luva de dedoches; 

Luva de contação de história 

 Crianças produzindo ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário