Disciplinas: Português
1º ano
Objetivos
- Estimular o gosto pela brincadeira de roda.
- Desenvolver noções de ritmo, passo e sincronismo.
- Promover a reflexão sobre o que a música fala.
- Estruturar frases que compõe a música.
1º Momento
Dançar e cantar com os alunos a cantiga de roda "A Rosa Juvenil". Utilizando objetos para identificar a Rosa, o Príncipe, a Feiticeira.
A LINDA ROSA JUVENIL
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei.
2º Momento
Roda de conversa:
Utilizar-se de questionamentos que façam a criança refletir sobre o que a música diz.
Como a Linda Rosa juvenil Vivia?
Onde estava o príncipe?
E a bruxa má? Por que ela era má?
( Os questionamentos devem vir surgindo conforme as crianças evoluem no seu raciocínio)
3º Momento
Entregar a cada aluno uma palavra que compõe as frases, a professora deverá ir dando dicas de que letra começa e termina para que o aluno possa identificar se é a palavra que possui. Observação: dar a quantidade de dicas necessárias até que o aluno se manifeste.
Avaliação
Será processual e contínua levando em consideração a subjetividade de cada aluno na sua interação com o grupo e na decodificação das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário